quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

                      Começar de novo...

         Tentando organizar a casa e as ideias para o início do Ano Letivo de 2016, fui revisar minhas revistas antigas com o objetivo de rever alguns artigos interessantes e descartar algumas para serem usadas pelos alunos em uma atividade que pretendo realizar com eles, logo nos primeiros dias. Encontrei um artigo muito interessante sobre Bertrand Russell, escrito por Marcio Ferrari, publicado na revista Nova Escola (junho/julho de 2006). No artigo é apresentado uma biografia do filósofo britânico e foram destacadas algumas de suas grandes frases como por exemplo:
         "Com os métodos modernos de educação e propaganda, tornou-se possível doutrinar toda uma população com uma filosofia que não tem bases racionais para ser verdadeira"
         " O problema é que os imbecis são categóricos; e os inteligentes, cheios de dúvidas"
          Após muitas reflexões sobre a mídia que mais nos atinge (televisão, internet) e o retorno as aulas, as suas noticias sobre o novo ano, cheguei aquela conclusão de sempre: os grandes pensadores da educação são sempre muito atuais, demonstrando sua grandeza e sabedoria porque a educação não muda. Segundo Russel, a missão civilizatória e pacificadora da escola só pode ser assegurada com uma nova mentalidade.
          Fico feliz que, apesar de estar nos últimos anos de docência, ainda tenho vontade de mudar e ver algumas coisas mudarem para melhor.
          Amanhã, dia 25/02, abriremos os trabalhos do novo ano letivo na rede estadual de ensino público de Jaguarão. Bom ano para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário